A caça e a pesca são dois dos ex-libris do concelho, o coelho bravo a lebre a perdiz e a codorniz, podem encontrar-se nestes campos e montes repletos de vida.

Por sua vez o Rio Rabaçal apresenta paisagens lindíssimas e ninguém melhor que um pescador de truta para admirar a sua beleza.

Tudo isto associado à gastronomia, vinho, azeite, castanha, fumeiro e o folar, fazem de Valpaços um local de passagem obrigatória na região Transmontana.


terça-feira, 13 de novembro de 2012


A Caça

A Caça é um dos ex-libris do concelho. hoje porém a sua abundância já não é igual à de outros tempos, extinguindo-se mesmo a chamada caça grossa: do cervo, do gamo, do corço, da cabra hispânica e do cabrito montês. Desta tradição de caça grossa resta algumas montarias ao javali realizadas pelo Clube Caça e Pesca de Valpaços.

Subsistem ainda algumas espécies indígenas: o coelho por todo do lado, a lebre que se caça entre as urzes. A perdiz e a codorniz podem encontrar-se nos campos de centeio.

A Pesca à Truta

A nossa Rede Hidrográfica é constituída principalmente pelos Rios Rabaçal e Torto, apresentando admiráveis viveiros de trutas

O vale do Rabaçal apresenta paisagens lindíssimas e ninguém melhor que um pescador para admirar a sua beleza. Experimente fazer uma descida do rio até à povoação (hoje abandonada) do Cachão que por certo vai ficar vislumbrado!



Sem comentários:

Enviar um comentário